Cada minicurso terá a duração de 3 horas. Os participantes devem se inscrever previamente nos minicursos para garantir suas vagas.
Poderão acompanhar os minicursos de forma síncrona e participar ativamente da atividade e/ou acessar a gravação após o evento, caso deseje.
Aos inscritos será oferecido Certificado de Participação.
Larissa de Almeida Nobre-Sandoval (IREFREA – Instituto Europeu de Estudos de Prevenção)
Este minicurso será dedicado aos conhecimentos iniciais sobre a avaliação de processo para que alunos, pesquisadores iniciantes, implementadores de intervenções e tomadores de decisões do âmbito das políticas públicas possam conhecer métodos e instrumentos para avaliar elementos essenciais dos processos de implementação de ações preventivas, como: cobertura, alcance, fidelidade, dose fornecida e recebida, qualidade da entrega, adesão, adequação da ferramenta ao serviço ofertante do programa, e satisfação.
Daniela Ribeiro Schneider (Universidade Federal de Santa Catarina)
Este minicurso abordará:
1) os princípios norteadores da promoção da saúde;
2) o ciclo da pesquisa em prevenção e promoção da saúde;
3) passos para o desenvolvimento de estratégias e programas de promoção da saúde;
4) metodologias participativas como base para o desenvolvimento e implementação de estratégias e programas de promoção da saúde;
5) a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade (CBPR – Community Based Participatory Research) como exemplo de pesquisa participativa.
Silvia Lordello (Universidade de Brasília)
Este minicurso abordará:
1. Compreensão do cenário da violência.
2. Dinâmica da violência sexual intrafamiliar e suas especificidades.
3. Reconhecimento de sinais e potenciais intervenções.
4. Políticas públicas e serviços.
Zila Sanchez (Universidade Federal de São Paulo)
Juliana Valente (Universidade Federal de São Paulo)
Programas de prevenção nem sempre atingem os objetivos propostos quando desenvolvidos. Para definir se eles conseguem efetivamente reduzir o consumo de drogas, estudos de eficácia ou estudos de efetividade precisam ser desenhados e executados. Este minicurso discutirá os principais conceitos de avaliação de efeito de programas, trazendo material para estudo e reflexão sobre os princípios teóricos e práticos deste tipo de pesquisa. Serão discutidos, principalmente, os detalhes do desenho e execução de ensaios controlados randomizados, desde a definição de amostra, instrumentos, procedimentos e estratégias analíticas para lidar com os dos dados coletados e faltantes.
Gisele de Rezende Franco – Faculdade Machado Sobrinho (JF/MG) e Faculdade Metodista Granbery (JF/MG)
Jordana Calil Lopes de Menezes – Faculdade Estácio de Sá de Goiás (GO) e Faculdade Unida de Campinas (GO)
José Marcelo Oliveira da Luz – Universidade de Brasília (DF)
Este minicurso, teórico-vivencial, abordará aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia: Aspectos histórico-conceituais e teóricos da psicologia positiva; aplicabilidade da psicologia na promoção do bem-estar: gratidão e compaixão; perdão e sentido da vida; esperança e otimismo.
Sheila Giardini Murta (Universidade de Brasília)
Jeane Lessinger Borges – Faculdade IENH (RS)
Karine Brito dos Santos – Centro Universitário UniAmérica (PR)
Este minicurso discutirá estratégias macrossociais, mesossociais e microssociais de prevenção da violência nas relações afetivo-sexuais entre adolescentes e jovens. As estratégias macrossociais incluirão o fortalecimento de políticas públicas e práticas culturais de equidade de gênero e redução de normas sociais de endosso à violência. As estratégias mesossociais englobarão intervenções centradas na abordagem do espectador e apoio de pares para fomento à cultura de paz nas comunidades. As estratégias microssociais abarcarão práticas educacionais para desenvolvimento de habilidades de vida e intervenção precoce focada no processo de término de namoros violentos e reestruturação de esquemas disfuncionais e crenças legitimadoras da violência.
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