Informativo Setembro 2019

Informativo Setembro 2019

Prezadas e prezados membros da BRAPEP,

Anunciamos, com satisfação, a Chamada para o Livro “Interfaces entre Promoção da Saúde e Prevenção: Análises Conceituais e Empíricas Centradas em Políticas Públicas” que será organizado conjuntamente pela BRAPEP, a Rede Unida e o GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável (ABRASCO). Esta é uma boa oportunidade para que os associados da BRAPEP interessados em aprofundar o debate entre os campos prevenção e promoção da saúde enviem propostas de capítulos para a obra, que será lançada em 2020 em formato e-book com acesso aberto. Não haverá custos para os autores. (Acesse a Chamada pelo site www.brapep.org.br. Associados também receberão a Chamada para o Livro por e-mail).

Em outubro próximo faremos o evento “Formar em ação: reflexões sobre a formação profissional para
pesquisa em prevenção e promoção da saúde”. O evento – que acontece no dia 7 de outubro, a partir das 15h – será online, gratuito e aberto a todos os interessados. Teremos dois convidados: Prof. Ricardo Burg Cecim (Prof da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq de Educação e Ensino da Saúde) e o Prof. Túlio Batista Franco (Prof da Universidade Federal Fluminense e Coordenador Nacional da Rede Unida). Participem, juntem-se a nós e divulguem.

Neste mês, a Brapep esteve presente na 10a Conferência da European Society For Prevention Research (EUSPR), realizada em Ghent, na Bélgica. Uma vez mais fortalecemos colaborações com redes internacionais, participando ativamente para o desenvolvimento da ciência de prevenção. O tema da conferência “Looking over the wall” reforçou a promoção de um trabalho co-construido multi e interdisciplinar em prevenção. Aproveitamos a ocasião para divulgar atividades da BRAPEP, articular ações com pesquisadores novos na carreira (Early careers Forum) e convidamos colegas de outros países a participarem do II Congresso da BRAPEP, que acontecerá em Brasília nos dias 19 a 21 de agosto de 2020.

Por último, reenviamos a Chamada CNPq/MS-DIAHV No 24/2019 Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais. Esta Chamada é especialmente atrativa para os que realizam pesquisas em prevenção com populações jovens. Confiram a Linha temática IV –Desenvolvimento de estudos de comunicação e educação em
saúde para prevenção do HIV, IST e hepatites virais, considerando características regionais.
Seguimos juntos! Até breve!

Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP