Informativo Brapep

Informativo 1 de Maio de 2019

Prezados(as) membros da BRAPEP!

É com satisfação que anunciamos este canal de comunicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP com seus associados(as) e parceiros(as). Nossa intenção é abrir um espaço para o fortalecimento de nossos valores comuns e a sustentação democrática da BRAPEP. Para começar, temos boas notícias: já estamos implementando propostas indicadas nas rodas de construção – das quais muitos de vocês participaram – em nosso I Congresso. Neste informe, abordamos o investimento em redes nacionais e internacionais de pesquisa.

Acerca das redes nacionais, participamos do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde e da 6ª Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde da IUPES-ORLA, em outubro passado, em Franca (SP). Na ocasião, discutimos perspectivas de colaboração com o Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Está em andamento o planejamento de um seminário conjunto para discussão de aspectos conceituais sobre as inter-relações entre promoção da saúde e prevenção, bem como de publicação relacionada.

Em novembro do ano passado, tivemos iniciativa com propósito similar com a Rede Unida, em evento ocorrido em novembro na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Como resultado, estamos planejando publicações por meio de um livro e um número temático da Revista Saúde em Redes, ambos pela Editora da Rede Unida. Ambas as publicações serão em breve objeto de chamada pública para envio de propostas de capítulos e artigos, aberta a qualquer pesquisador ou profissional interessado.

Ainda sobre redes nacionais, mantivemos reuniões regulares no semestre passado com o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, e com os Departamentos de Atenção Básica (DAB) e DST, HIV e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Essas reuniões devem continuar ao longo deste ano, dando continuidade às nossas práticas colaborativas iniciadas no I Congresso da BRAPEP.

Acerca das redes internacionais, a BRAPEP tem uma representante no comitê internacional da Society for Prevention Research, instituição que acompanha os avanços na ciência da prevenção e promove colaborações internacionais nessa área. Além disso, participamos do VIII Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, “Tecendo redes e aspirações. De quais utopias necessitamos para sustentar nossos sistemas de saúde públicos e universais?”, evento coorganizado pela Rede Unida e pela Universidade de Bolonha.

Em abril, participamos do 23rd World Conference on Health Promotion, promovido pela International Union for Health Promotion and Education (IUHPE), em Rotorua (Nova Zelândia). Nesse evento, iniciamos contato com a Oficina Regional Latino-Americana da IUHPE. Estão em curso negociações para contarmos com pesquisadores desses grupos no II Congresso da BRAPEP, a se realizar em 2020, em Brasília.

Por fim, mas não menos importante, realizamos em fevereiro o planejamento estratégico da BRAPEP. Em decorrência desse esforço, será oficializado, em breve, o anúncio de nascimento da BRAPEP, cujo texto segue em anexo para apreciação de todos(as) vocês.

Muito mais virá pela frente! Seguimos juntos nesta jornada!

Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP